sexta-feira, 24 de junho de 2011

Justiça manda demolir hotel em área ambiental.

http://www.dgabc.com.br/News/5893973/justica-manda-demolir-hotel-em-area-ambiental.aspx

Lançado em Brasília o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.



"A ex-senadora Marina Silva participou na manhã desta terça-feira (7) do lançamento do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília.

“Estamos em algo semelhante ao movimento Diretas Já. Temos de avançar e não retroceder nas conquistas que já tivemos”, avaliou Marina Silva. Ela ressaltou que o Código Florestal não trata de uma questão puramente ambiental. “É o encontro da economia com ecologia”, disse a ex-ministra pouco antes de classificar esta Semana do Meio Ambiente como “uma das mais tristes da história”.

O Comitê conta com a adesão, até gora, de quarenta entidades, entre elas OAB, CNBB, Conic, CUT, SOS Florestas, Instituto Ethos, ABI, Comitê Intertribal – veja manifesto abaixo. Também estiveram presentes na solenidade – que teve como mestre de cerimônia a atriz Cristiane Torloni, contando ainda com os atores Vitor Fasano e Letícia Sabatella, engajados na luta ambiental – parlamentares de diversos partidos.

Marina reiterou as críticas à violência contra lideranças rurais que há tempos é praticada na Região Norte. “Essas pessoas morreram em nome dessa legislação que corre o risco de ser revogada [caso o Senado aprove o Código Florestal assim como passou na Câmara]. [Se aprovado o projeto] acabaremos com a base legal que defende as populações. As pessoas estavam vulneráveis, mas pelo menos a lei estava do lado delas”, argumentou a ex ministra.

Segundo a ex-ministra, “a mentalidade dos brasileiros é melhor do que a do Congresso que votou esse projeto. Devemos sair daqui para ir além da agenda de conversas com líderes, partidos e com a presidente Dilma Rousseff, para cumprir a agenda Um Milhão contra a Devastação”, disse Marina. Para ela, o esforço de coletar 1 milhão de assinaturas contra o texto do novo código e de organizar manifestações públicas será fundamental para dar respaldo àqueles que decidirão sobre a forma como ele será aprovado. “Tudo depende de uma sustentabilidade ética e política. Devemos fazer um esforço para dar sustentabilidade política aos senadores para que mudem o projeto. E se não der, vamos dar sustentabilidade política para que a presidente Dilma o vete”, enfatizou.

Representando o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, sugeriu que sejam mobilizadas e esclarecidas as bancadas estaduais de senadores e deputados, por ocasião de seu lançamento também nos Estados. Para ele, a mobilização será importante para aprovação, pelo Senado, de um Código Florestal comprometido com a defesa do meio ambiente. O Comitê aprovou a convocação de grandes concentrações populares contra o que está sendo chamado “Código da devastação” – como aprovado pela Câmara -, ou passeatas de “um milhão contra a devastação” , conforme proposta apresentada pela ex-candidata do PV à Presidência e ex-ministra Marina Silva durante a cerimônia.

A atriz Christiane Torloni, que representa o Movimento Amazônia para Sempre, lembrou da época da campanha Diretas Já, pela redemocratização do país, movimento do qual participou. “Na época, conseguimos colocar mais de 1 milhão de pessoas nas ruas. Acho isso perfeitamente viável, para convencer aqueles que têm de ser convencidos e de constranger aqueles que têm de ser constrangidos”, disse a atriz.

“Já tivemos um presidente da República que disse para esquecer o que ele escreveu; outro, que falou que não leu o que assinou; não podemos permitir parlamentares que aleguem que não sabiam o que estavam votando”, afirmou o secretário-geral da OAB Nacional, sendo aplaudido pelo plenário da entidade lotado por representantes de mais de duas dezenas de entidades da sociedade civil que integram o Comitê.”Os parlamentares e a sociedade devem ser esclarecidos sobre o real teor do que está sendo votado e seu impacto para esta e as futuras gerações”, acrescentou Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reforçando a necessidade de que o Comitê procure e convença os parlamentares sobre a importância da alteração, pelo Senado, do Código aprovado na Câmara.

O representante da OAB Nacional lembrou que também a Lei do Ficha Limpa foi fruto da pressão popular, de abaixo-assinados com quase dois milhões de assinaturas de cidadãos, da mobilização de inúmeras entidades, e só assim conseguiu reverter um quadro que era desfavorável à sua aprovação entre os parlamentares. Em seu pronunciamento na abertura da cerimônia de lançamento do Comitê, Marcus Vinicius salientou também o compromisso da OAB com o cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal, que assegura a proteção ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. “O desenvolvimento sustentável não pode ser uma expressão simbólica, mas vivida em sua concretude”.

Fontes: Agência Brasil e OAB e http://www.minhamarina.org.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Gordinhas contra o Código Florestal e a Energia Nuclear.




Durante manifesto do PV em Ondina,vestiram as estátuas das "gordinhas" da arquiteta Eliana Ketész,com camisetas dos dizeres: "Energia Nuclear? Não,obrigado!" e "Código Florestal: Quem desmata,mata!".


Fonte: http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=82395.




Prefeitura pretende expor lixo do rio Iguaçu.



Recentemente em um multirão em Curitiba retirou-se 50 toneladas de lixo do Rio Iguaçu.O lixo reciclável será encaminhado aos artistas plásticos para confecção de obras de arte.



Há alguns domingos atrás o Parque do Birigui ocorreram oficinas de reciclagem no local.



Lembrando-se de que se esta sujo, alguém jogou lixo.É importante limpar,mas também evitar poluir,senão infelizmente esta história há de virar um ciclo vicioso.




O Cristo ganha iluminação sustentável e a nova torre iluminada da paulista.

O Cristo Redentor recebeu iluminação de led na cor esverdiada para relização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que ocorrerá em Junho de 2012.
Já uma torre de uma emissora inaugurou uma nova iluminação(consumidora de energia elétrica) na Av.Paulista,sob a justificativa de embelezar a avenida e tentar "virar" foto de calendário,segundo alguns profissionais da própria emissora.Ora convenhamos,o Rio de Janeiro está demonstrando a cada dia que passa que merece ser a sede de eventos sustentáveis pois, está se conscientizandoque o exemplo de ser sustentável vai além da estética,é sim, uma questão de consciência.

O Código Florestal e o possível fim do Pantanal.



Atualmente o bioma Pantanal está conservado em 85% e com a nova legislação devastarão mais de 50% da região pantaneira.



O lote do Pantanal cairá de preço podendo aumentar o cultivo de eucalipto e da cana-de-açucar,comum na região.



Lembrando que o projeto do #CódigoFlorestal está a caminho do Senado.





quinta-feira, 9 de junho de 2011

O telefone celular, os males a saúde e a insustentabilidade.

Segundo dados da Folha de São Paulo,pessoas que durante 10 anos usaram o celular diariamente por pelo menos 30 minutos correm um risco maior de desenvolver tumores cerebrais(estudo da Organização Mundial de Saúde).Além de prejudicial,é um absurdo que uma pessoa tenha mais de 5 celulares (consumismo ao extremo), o que gasta de matéria-prima para produzir um único celular é deprimente, seria melhor a pessoa ter um celular com dois chips (se a pessoa necessitar por motivo de trabalho).Existem pessoas que comprar celulares a "rodo" por motivo de status (status de consumista #deprimente).
As operadoras ganham mais e mais e não providenciam uma destinação correta as baterias de celulares, até recolhem as baterias mandando-as para o aterro!Desculpa,mas depois de um tempo as baterias vão vazar e contaminar o solo e as águas subterrâneas de qualquer jeito!Por favor achem uma destinação mais correta,pelo amor de Deus!
Devemos divulgar estas atitudes insustentáveis e pedir mudanças pois, pagaremos do nosso bolso não só o celular mas nos impostos que vamos pagar para descontaminar e remediar áreas degradadas,isso se os governantes dos Estados ou Municípios se preocuparem, porque algumas localidades só tomam atitude depois da morte de 2 ou 3.








SEMANA DE MEIO AMBIENTE: Ainda podemos melhorar nossa realidade!



Todos nós sabemos que sempre no dia 05 de Junho(Dia do Meio Ambiente) existem em várias localidades a Semana do Meio Ambiente com atividades dinâmicas e interativas sobre as questões ambientais.



Creio que estas movimentações são eficientes mas, a Educação Ambiental deve ser exercida diariamente por meio de nossas atitudes,podemos melhorar nossa realidade por meio de ações simples; devemos nos tornar um exmplo a ser seguido e mostrar como nos sentimos bem em ser sustentáveis e que com vontade pessoal faremos a diferença!



Devolta a polêmica do Código Florestal.




Para que seja entendido o #CódigoFlorestal deve se saber que o mesmo é um conjunto de leis que tem como objetivo a preservação de florestas,seus limites de exploração,bem como, a definição da Amazônia Legal (área de nove estados brasileiros).O primeiro código surgiu em 1934 e está em vigor desde 1965.Porém, a atual reforma incentiva o desmatamento e impactos no ecossistema,além da anistia aos desmatadores,ou seja, seus atos ilícitos (até 22/07/2008) ficam impunes.



Fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/codigo-florestal/183454

Ambientalistas e o corte de árvores em Minas Gerais.

Os ambientalistas e a população de MG ficaram perplexos com a atitude da construtora MVR ao


derrubar desnecessariamente 50 árvores centenárias prometendo compensação ambiental.O motivo para tal atitude (autorizada pela polícia ambiental mineira) seria a construção de condomínios,mas boa parte da população afirma que existem grandes campos abertos(sem vegetação) onde poderiam ser feitos tais condomínios.


Agora,que o mal foi bem feito é que a população deve mobilizar as ONGs para que estas pressionem o Ministério Público fazer com que cumpram essas promessas de compensação ambiental. Fiquem de "olhos abertos",pois aqui em São Paulo muitas empresas justificam a não compensação por motivo de "falta de espaço",já em Minas Gerais...








quinta-feira, 2 de junho de 2011

As mortes de ambientalistas e a violência agrária.

Infelizmente, perdemos quatro ambientalistas dos mais quistos e não é de hoje que vários ambientalistas morrem por não calarem sua voz, dando a vida pelo meio ambiente.
Não é de hoje que esses assassinos agem na surdina e muitos ambientalistas somem,são torturados e morrem sem conhecimento de muitos de nós.
Em nome do dinheiro e do poder as pessoas são capazes das maiores crueldades!
As vezes questiono de quando isso irá parar,porque se as pessoas entendessemque lutar pela sustentabilidade é lutar pela sobrevivência da raça humana.
É como eu sempre digo: Se as pessoas entendessem que todos nós somos iguais,porque somos seres constrituídos de átomos,células e moléculas e entendessem a interligação existente entre os seres humanos e despertar um sentimento chamado Amor,talvez tivessemos uma chance.

Protesto do Greenpeace em SP, todos contra o novo código florestal!



O protesto foi em frente ao hotel onde ocorre o 21º Fórum da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag),onde acontece uma discussão e comemoração dos agronegociador por causa do Código Florestal.

Valeu a pena protestar de forma pacífica,quando a polícia chegou o protesto já havia acabado.

Não sussega Greenpeace!Até o veto da Dilma há muito o que dizer.



Campanha de Eficiência Energética no Amazonas.

Visa a economia de 30% de gasto de energia elétrica no Estado e apesar dessa campanha ser premiada, não gostei da maneirade divulgação feita por livrinhos, que uma boa parte da população não o lerá, é uma forma ineficaz de produção da Educação Ambiental.Seria muito melhor comerciais e programas de TV divulgando a campanha e palestras didáticas,educativas e dinâmicas nas escolas.
Vale a pena repensar,é mil vezes melhor gastar papel,tinta e impressão degradando o meio ambiente.

Motos terão limite para emissão de poluentes.






As empresas fabricantes de motocicletas do Brasil a partir de 2014 terão limites na emissão de poluentes.Os preços das adaptações não foram divulgados mas,seria de bom grado que fizessem essas adaptações nas motos que já estão em circulação pois, sabemos que o CO2 parecem estar cada vez mais presentes em nossos pulmões.






Fica aí a dica: As oficinas mecanicas que se especializarem em redução das emissões de poluentes,podem daqui há alguns anos,serem tops de mercado!


Fonte: Jornal de Uberaba.

São Paulo melhora padrão de medição do ar.

O Estado de SP aprova relatório de medição de qualidade do ar concebido em 2010, um avanço pois, os padrões outrora utilizados eram de 1976!
A revisão ainda será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin e as secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Saúde e do Desenvolvimento Econômico terão dois meses para elaborar um parecer técnico com base no relatório original.


Fonte: www.consuladosocial.com.br/?p=102483


Veto ao novo Código Florestal, dizem ambientalistas!








Concordo com Haroldo Boralho,quando afirmou que alguns políticos fingem defender o Meio Ambiente mas, na hora da votação foram a favor dos agronegócios.


Agora a esperança de todos os ambientalistas, é o veto da presidente Dilma contra os absurdos impostos por políticos dignos do troféu Motosserra.




Fonte:www,msnoticas.com.br/?p=ler&id=65126


Indicação de passeio.




O Núcleo Picinguaba é uma aventura bela, a praia é linda e as trilhas são esplendorosas! Tive oportunidade de visitar e ficar alguns dias no local,vale a pena conferir principalmente a trilha do maguezal,onde há possibilidade de ver o encontro das águas,emocionante!


Já, a Ilha de Anchieta, no Dia Mundial dos Oceanos (08/06) será comemorado oferecendo um passeio de escuna, fora as palestras,trilhas e do roteiro feito no antigo presídio.

Para participar: Núcleo Picinguaba (marcação para grupos de 30 pessoas)- agendamento: picinguaba@gmail.com e Ilha Anchieta- peianchieta@yahoo.com.br .Informações pelo telefone: (12)3832-1397,falar com Natália.